Urbano Ornamento

O projeto “Urbano Ornamento: memória gráfica das grades ornamentais” é resultado de uma abrangente pesquisa iniciada em 2008, e consiste na publicação de um livro sobre as grades ornamentais de Belo Horizonte, trazendo uma reflexão sobre a memória desses bens integrados, das casas guardadas por eles e das pessoas que as habitam.

Ubano-ornamento_3

Em 2011 uma equipe percorreu 34 bairros antigos de Belo-Horizonte em uma centena de trajetos elegidos, o que resultou em um acervo de mais de 4000 imagens de fachadas frontais, que tiveram cada um de seus modelos de grades ornamentais fotografadas separadamente. Esses modelos estão sendo vetorizados, ou seja, desenhados digitalmente, e comporão um banco digital (com cerca de 3000 desenhos vetoriais em arquivos EPS e PDF, abertos e manipuláveis, prontos para serem impressos, utilizados e editados), que será gravado em um DVD anexado ao livro. Além de contribuir para a memória dessas lindas formas que estão desaparecendo da cidade (em função da verticalização e da especulação imobiliária), esses desenhos poderão ser reutilizados por designers, arquitetos, serralheiros, interessados e criadores em geral.

Ubano-ornamento_5

Ubano-ornamento_6

O Urbano Ornamento faz parte da pesquisa de Doutorado da professora Fernanda Guimarães Goulart, do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, que será concluída em fevereiro de 2014. Mais do que uma empreitada acadêmica, as grades são uma grande paixão, que começou com uma coleção particular de fotos e lembranças, passou a um inventário e agora se apoia no sonho de virar livro.

Ubano-ornamento_7

Ubano-ornamento_1

Para viabilizar o projeto em sua totalidade, existe uma campanha de crowdfunding para arrecadar fundos e é possível que qualquer pessoa contribua com uma quantia! O projeto já obteve uma boa ajuda, mas ainda são necessários mais apoiadores para que a meta estabelecida seja atingida! Vamos colaborar? Este projeto certamente vale a pena (e os colaboradores ainda ganham recompensas)! O crowdfunding fica no ar até 18/11!

Acessem aqui para colaborar (está tudo explicadinho)! Nós já colaboramos!

Vejam um pouquinho das vetorizações!

Uma das iniciativas mais incríveis dos últimos tempos!

Textos e imagens retirados (e editados) da página deles! Sigam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *