Print da semana: Ikat

Derivada da palavra malasiana mengikat, que significa amarrar, dar um nó, ikat é o nome de um estilo de tecer e do tecido em si _ produzido por comunidades da Ásia Central. A sabedoria consiste em tingir fios de seda ou de algodão, amarrados em “mechas” _ num processo semelhante ao tie-dye_, antes de tecê-los para formar desenhos coloridos e gráficos.

A produção de ikat explodiu no século 19, quando os países da região enriqueceram e as cidades se multiplicaram. Elétrico e vivo, o ikat era símbolo dessa energia urbana. Nas roupas, funcionava como marcador de status. Em casa, cortado em metros, decorava paredes. Em lugares como Samarkand e Bukhara, no atual Uzbequistão, e Cabul e Kunduz, no Afeganistão, bairros inteiros se dedicavam ao tingimento, à tecelagem, à amarração e ao desenho do tecido.

Pelo fato dos desenhos serem formados pelas tramas dos fios tingidos (diferente dos tecidos estampados), criam um efeito meio “manchado”, tornando cada padronagem única e vibrante!

Este tipo de tecido sempre aparece como tendência na moda e na decoração…

São aplicados nos mais diferentes produtos e reproduzidos em echarpes…

Em louças, como desse aparelho de jantar super charmoso da marca VivaTerra!

Em almofadas bem coloridas!

Esses chinelos turcos utilizam retalhos de ikats originais…

Estas bolsas da designer Madeline Weinrib, que produz os tecidos com as antigas técnicas artesanais do sudeste asiático…

Poltrona de estilo estofada com um ikat P&B+ sofá de linhas retas+ mesas de centro ebanizadas + tapete de pele de vaca + luminária retrô = decoração com bossa! Adoro!

Fotos: designboom - NJ Charters - Kay Faulkner - The Craft Begins - Elle Decor - Lotus Haus - Daniela Brum - Patch NYC - VivaTerra - Wallace Cotton - Hanimefendi - Madeline Weinrib - design babylon interiors

One comment

  1. […] image credit: ikat print chair ]Tribal prints are hot in the design world right now. Adding a kilim rug or ikat print to your home […]

Leave a Reply

Get Adobe Flash player