Tag Archive for padronagens

Fitas adesivas japonesas

As padronagens podem aparecer nas mais diversas superfícies. Na área de papelaria, por exemplo, existe sempre um trabalho de design de superfícies para criar as estampas de papéis de presente, embalagens e fitas. E não é que as estampas foram parar nas fitas adesivas?

As fitas adesivas são produzidas no Japão com o tradicional papel de arroz (washi) e com uma variedade imensa de cores e estampas.

Existem algumas lojas online, inclusive, que comercializam kits com 04 ou 05 bobinas de “washi tape” dentro de uma mesma cartela de cores ou com um mix variado de estampas!

Acredito que estas fitas foram pensadas inicialmente para serem usadas no universo do scrapbooking, mas como a imaginação das pessoas não pára, nesse mundo virtual, vivo achando as famosas fitinhas japonesas coladas em objetos decorativos, em gadgets (celulares e tablets), embalagens de presentes, convites de casamento entre outros lugares.

Numa feira realizada no Japão, um dos principais fornecedores destas fitas adesivas montou uma instalação onde uma casa foi toda adesivada com as mais diversas cores e estampas. Amei!

Onde encontrar as fitas: Cute Tape, Happy Tape, MT-Masking Tape e outras lojinhas no Etsy.

Imagens: reprodução

Citroën DS3

Já ouviram falar do DS3?

O charmoso hatch compacto foi o primeiro modelo da nova linha DS da Citroën, composta por carros mais requintados e com design moderno.

O DS3 já é vendido na Argentina desde o ano passado e aparentemente o descolado modelo chegará ao Brasil ainda no primeiro semestre de 2012.

A linha já recebeu uma versão da grife japonesa Kenzo, com padronagem exclusiva que lembra as pinturas de vasos de porcelana e também já contou com a assinatura de Yves Saint Laurent.

Em janeiro, a Citroën apresentou uma nova edição especial feita em conjunto com a estilista irlandesa Orla Kiely, cuja marca registrada (um ramo com folhas), pode aparecer no teto e nos tapetes de várias maneiras e em várias cores. Dá pra saber tudinho aqui!

Homens e mulheres babando!

Vi aquiaqui e aqui.
Fotos: Reprodução

Casa com estampa

O mês já mudou, a revista é outra mas não podia deixar de postar as ótimas referências da Casa Vogue (Edição n° 317) para dar aquela graça na casa da gente! As imagens são especialmente lindas!

E o making of é bem simpático:

Grafismos e cores!

Fotos: Federico Cedrone

Mix de cores

Não existem regras fixas para misturar cores e estampas na decoração de um espaço. A dica é saber dosar os tons fortes com uma base mais neutra e escolher pontos de destaque para aplicar as estampas.

Na decoração deste apartamento no Rio de Janeiro, a arquiteta Gisele Taranto soube usar as cores com maestria e obteve um resultado que agradou em cheio a moradora, uma jovem empresária do universo da moda.

Como se tratava de uma reforma, a arquiteta manteve os acabamentos originais e propôs a nova cartela nos revestimentos de estofados e nos complementos. O sofá ganhou alma nova com uma capa de linho verde e almofadas Missoni.

A grande sacada para valorizar as obras de arte contemporâneas (adoro!) foi aplicar uma textura cimentícea em todas as paredes da área social.

Os móveis aproveitados da decoração anterior ganharam uma roupagem nova com uso de laca colorida, caso do aparador preto do hall de entrada.

Nos outros ambientes, como o quarto e o lavabo, as padronagens foram adiconadas através da aplicação de papéis de parede.

O lavabo foi revestido com um papel de parede assinado pelo artista plástico Demian Hirst, cuja padronagem foi criada através de desenhos de remédios!

Fonte: matéria publicada na revista Casa Cláudia Novembro 2011 e no site Design Milk.

Fotos: André Nazareth

Pierre Frey

Pierre Frey é uma empresa familiar, fundada em 1935, que projeta, cria e fabrica tecidos, papéis de parede, tapetes, móveis e acessórios para casa na mais pura tradição francesa. O Pierre Frey grupo também inclui outras três marcas de prestígio: Braquenie, Fadini Borghi e Boussac.

Desde 1961, as coleções de Pierre Frey são feitas na sua própria fábrica de tecelagem localizada ao norte da França. A enorme gama de opções e a logística de fabricação são atrativos para seus clientes: grandes decoradores, museus, instituições culturais, boutiques e hotéis de luxo – como o Mandarin Oriental Paris (lembram?). É uma pena que os produtos Pierre Frey não sejam comercializados no Brasil.

Esta é uma pequena amostra de alguns dos tecidos daqui de cima (que propaganda linda!):

É possível encontrar todas as coleções no site: uma enorme variedade de padrões geométricos, toile de jouy, listrados, étnicos, floridos e muitos outros!

Fotos: Reprodução

IKEA: nova coleção de tecidos

Estive recentemente em uma loja da marca IKEA (lembram?) e fiquei encantada com a nova coleção de tecidos!

A coleção foi desenvolvida em parceria com os alunos do Beckmans College of Design, de Estocolmo. As estampas foram criadas a partir dos sketches desenvolvidos em um workshop de dois dias. Detalhe interessante: só no segundo dia os alunos ficaram sabendo que seus esboços seriam aproveitados para a criação de padronagens, o que permitiu uma maior liberdade de criação.

Os esboços foram fotografados e, a partir dos arquivos digitais, a diretora de criação de produtos têxteis da IKEA, Emma Jones, desenvolveu as padronagens. Ao todo foram criadas 06 novas estampas impressas em algodão e vendidas a metro, além de dois produtos com estampas aplicadas (uma cortina de chuveiro e uma roupa de cama). Duas das novas estampas foram baseadas em uma colagem de desenhos de faces humanas, o que segundo a diretora da marca, trata-se de uma novidade em termos de padronagens IKEA.

Percebo uma influência das estampas de outra marca escandinava, a Marimekko. Adorei tudo! O preço do metro dos tecidos varia em torno de R$ 15 a R$ 40, super acessível em comparação com os tecidos para decoração encontrados no Brasil.

Foto loja: arquivo pessoal

Fotos galeria: divulgação IKEA

Scarf Me

Desde junho funciona no Shopping Cidade Jardim uma mini-boutique diferente, a Scarf Me, especializada em lenços! A marca é dos irmãos Rodrigo e Daniel Rosset, herdeiros do grupo têxtil Rosset, e os lenços de luxo trazem estampas exclusivas produzidas pela empresa da família em seda, viscose, fibra de bambu e algodão.

Para o site Chic, Rodrigo Rosset explicou como surgiu a Scarf me: “A ideia surgiu da observação das mulheres. Mesmo ocupando cargos de poder em grandes empresas existe uma vontade de mostrar uma postura mais feminina e o lenço é um acessório que oferece esse toque delicado”. E acrescentou: “A nossa idéia era  trazer esse elemento clássico para o universo pop e usá-lo de um jeito mais moderno, como top, saia, no pulso, pendurado na bolsa ou mesmo na cabeça”, disse.

Em agosto chega à loja uma coleção limitada assinada pela estilista Adriana Bittencourt, famosa pelos seus caftãs multicoloridos. Por enquanto, dá pra conferir algumas (várias!) estampas da marca aqui, com inspirações que vão de Missoni, Alexander McQueen, Beatriz Milhazes até referências super brasileiras e psicodélicas:

Fotos: Divulgação

Para conferir mais: no Facebook
Em breve: o site da marca(ainda em construção)

Shopping Cidade Jardim
Av. Magalhães de Castro, 12.000, piso térreo, Morumbi, São Paulo – SP
0/xx/11 3552-1000

Svenskt Tenn

A Svenskt Tenn é uma loja de design de interiores localizada na prestigiada avenida Strandvägen, em Estocolmo, na Suécia. Foi fundada em 1924 por Estrid Ericson, que, 10 anos depois, recrutou o arquiteto, artista e designer austríaco Josef Frank para a empresa. Juntos, eles criaram o elegante e corajosamente estampado estilo da marca, que continua a permear todas as coleções atuais.


No site da Svenskt Tenn, podemos encontrar uma enorme variedade de itens, desde bolsas, almofadas, cúpulas para luminárias e bandejas, até sofás, cadeiras e outros móveis. O design deles é uma mistura de novo e antigo, cor e padronagens, elegância vienense e funcionalismo sueco.


Aqui vai uma amostra bem pequena do que se pode encontrar por lá, com destaque para as bandejas e pratos que quase obrigam a se pensar uma sala com um mix de estampas vibrantes nas paredes!

Foto 2: Rikhard Nelson / Retoque: Anna Nordstedt / Produção: Tomas Lestrup (vi aqui!)

Demais fotos: Reprodução do site

Dedon

As padronagens da moda foram parar até nos móveis para áreas externas! Olhem os lançamentos da marca Dedon, com tramas (de fibras sintéticas!!) de xadrez, pied-de-poule e listras.

Poltrona da coleção Slim Line D.D.C. com a trama de xadrez tradicional escocês, chamada Edimburgh

Cadeiras da coleção Play with Dedon by Philippe Stark, com várias opções de tramas e cores…

Poltrona da coleção Slim Line D.D.C. com a trama de pied-de-poule, chamada Cambon… Adorei!!

Tem algumas marcas que extrapolam o conceito de vender produtos para o de vender um estilo de vida. A Dedon é uma delas!

Quer saber mais sobre a marca? Só dar uma olhada no nosso primeiro post para o  blog da Patrimar, o Luxo é saber viver… 

Imagens: divulgação Dedon