Tag Archive for Marimekko

Unikko 50 anos!

Conhecida pela alta qualidade de seus produtos, a Marimekko surgiu em 1951 e sua história se mistura com a do design da Finlândia. A década de 1960 foi marcada por um imenso sucesso internacional de suas coloridas estampas, especialmente a  Unikko, criada pela designer Maija Isola em 1964 como protesto à própria Marimekko, cujo fundador, Armi Ratia, proibia os designers da marca de trabalharem com estampas florais.

Marimekko_Uniko_50-anos_13

A Unikko se tornou um ícone da marca e em 2014 completa 50 anos! Para comemorar, a Marimekko preparou diversas homenagens!

Marimekko_Uniko_50-anos_00

Confiram a seleção de imagens lindas!

A gente também adora a Unikko, já falamos um pouco dela aqui!

Fotos: Reprodução Marimekko

Converse ♥ Marimekko

Para sua coleção de primavera, a Converse anunciou uma parceria com a companhia finlandesa Marimekko, a Converse ♥ Marimekko, reforçando o compromisso da marca com um estilo despojado de vestir e sempre antenado.

Para essa nova coleção, três modelos da Converse receberam alguns dos padrões mais tradicionais de estamparia da marca finlandesa, que causam alvoroço em torno da grife desde sempre. São eles: “Pikkusuomu”, criado por Annika Rimala em 1965, “Kirppu”, desenhado por Maija e Kristina Isola em 1980, e “Tarha”, de 1963.

A parceria traz os icônicos prints para os modelos clássicos Chuck, em versão com cano alto e baixo, para o Helen e o PJ, uma releitura com apelo vintage para os tênis que foram um sucesso nos anos 50. Para embalá-los, sacolinhas igualmente bonitas com as mesmas estampas.

O trabalho de alguns dos grandes designers, os desenhos gráficos e também a influência da Marimekko para a arte moderna estão explicados no mini-documentário que a Converse produziu sobre o projeto:

httpv://www.youtube.com/watch?v=vV9b_288DnU

Fotos: Reprodução

Quarto feliz

Olhem esse quarto de hóspedes/sala TV da casa do arquiteto Guilherme Torres! ADOREI o mix de estampas do sofá-cama de proporções generosas (2,80×1,80cm). Criação do próprio arquiteto e executado pela Jocal, o sofá-cama e as almofadas foram confeccionadas com tecidos assinados pela Marimekko e pela Missoni trazidos de Londres.

E ainda tem um cantinho verde com vasos de samambaia! Genial!

Fotos: Revista Casa Cláudia Jan.11

Print da semana: Unikko

Unikko é a mais emblemática estampa da marca Marimekko. Ela foi criada por Maija Isola, pioneira designer finlandesa, como um protesto contra a declaração de Armi Ratia, criador da marca, de que a Marimekko não fabricava estampas florais.

A Unikko surgiu em 1964, um padrão com um toque pop, colorido, impactante e chamativo, que inaugurou uma nova era da Marimekko, cuja popularidade só aumentou com o tempo.

Novas paletas de cores são criadas a cada ano para a Unikko, dando continuidade ao legado do design brilhante de Isola. Atualmente, Kristina Isola segue os passos da mãe e desenvolve seus próprios projetos e trabalhos como designer gráfica, além de ser a responsável pelas adaptações dos antigos padrões, com destaque para o Unikko.

Existem diversos produtos que são comercializados hoje em dia com a famosa estampa, que dá sempre um toque de graça aos objetos… na verdade, na loja online Marimekko é possível comprar todos os tipos de produtos – incluindo papel de parede, cortinas, toalhas, bolsas, bules, e até mesmo meias e guarda-chuvas!

Em 2009, a Avon criou uma série de cosméticos com a estampa, que foi adaptada!

E vocês, gostam?

Fotos: Reprodução