Tag Archive for Ikea

IKEA: nova coleção de tecidos

Estive recentemente em uma loja da marca IKEA (lembram?) e fiquei encantada com a nova coleção de tecidos!

A coleção foi desenvolvida em parceria com os alunos do Beckmans College of Design, de Estocolmo. As estampas foram criadas a partir dos sketches desenvolvidos em um workshop de dois dias. Detalhe interessante: só no segundo dia os alunos ficaram sabendo que seus esboços seriam aproveitados para a criação de padronagens, o que permitiu uma maior liberdade de criação.

Os esboços foram fotografados e, a partir dos arquivos digitais, a diretora de criação de produtos têxteis da IKEA, Emma Jones, desenvolveu as padronagens. Ao todo foram criadas 06 novas estampas impressas em algodão e vendidas a metro, além de dois produtos com estampas aplicadas (uma cortina de chuveiro e uma roupa de cama). Duas das novas estampas foram baseadas em uma colagem de desenhos de faces humanas, o que segundo a diretora da marca, trata-se de uma novidade em termos de padronagens IKEA.

Percebo uma influência das estampas de outra marca escandinava, a Marimekko. Adorei tudo! O preço do metro dos tecidos varia em torno de R$ 15 a R$ 40, super acessível em comparação com os tecidos para decoração encontrados no Brasil.

Foto loja: arquivo pessoal

Fotos galeria: divulgação IKEA

Hanna Werning

Hanna Werning é uma designer gráfica sueca, com formação na conceituada Central Saint Martins College of Art & Design em Londres. Conheci seu trabalho há pouco tempo, mas suas criações são tão plurais, coloridas e representativas que merecem uma super divulgação! Algumas coisas lembram um pouco o trabalho da Svenskt Tenn, ambos influenciados pelo design escandinavo.

Hanna Werning montou seu próprio estúdio em 2004 (o Spring Street Studio) e, desde então, tem desenvolvido padronagens para marcas internacionais como IKEA e Borås Cotton, prints urbanos para Eastpak e Stüssy e motivos únicos para marcas como Anna Sui, BoxFresh e Dagmar.

Ela também lançou sua própria coleção de papéis de parede, chamada de ‘AnimalFlowers’. Esses papéis de parede possuem um diferencial: ao contrários de outros que vem em rolos, os desenvolvidos por Hanna são impressos em formatos de pôster. Esse conceito dá aos consumidores a liberdade de comprar pôsteres individuais conforme a necessidade, ao invés de comprar rolos inteiros, ou somente comprar impressões unitárias para emoldurar.

A natureza vem sendo uma constante fonte de inspiração para ela, cujas representações da animais, plantas e paisagem em geral são desenhadas em linhas fluidas e orgânicas e caracterizadas pela justaposição espontânea da fauna e flora.

Os cartões criados para a Beaumonde são um exemplo da sua particular representação da natureza:

Para conhecer mais sobre o (extenso!) trabalho dela: aqui
Fotos: Reprodução

Designers Guild para Bemz

A empresa sueca Bemz, que permite aos seus clientes personalizar produtos IKEA, disponibilizou no seu site sete novos tecidos da badalada marca Designers Guild para serem utilizados como capa de sofás, cadeiras e almofadas.


A coleção MiMo (Miami Modern), é inspirada, como não podia deixar de ser, em Miami, e coordena padrões coloridíssimos com formas geométricas e orgânicas, bem a cara de Tricia Guild!


Os padrões são Flamingo Park, na cor fucsia, limão e bege; Coconut Grove, em preto & branco e verde; Espanola Way, azul e, Bayshore, na cor magenta.

Fotos: Reprodução

Ikea Family Live

Quase todo mundo já deve ter ouvido falar da Ikea, loja de origem sueca, presente em vários países e que oferece móveis e acessórios para casa a preços razoáveis. Por aqui, o que mais se aproxima da sua proposta seria a Tok Stok.

Já adorava ver seus catálogos, cheios de idéias para todos os ambientes da casa!

Agora conheci o Ikea Family Live, um site criado por eles, onde são compartilhadas estórias e fotos de famílias reais, que adoram adquirir móveis e objetos em uma das várias  Ikeas espalhadas pelo mundo.

A idéia do site é ser um local onde pode-se trocar dicas, idéias e inspirações! Mais o que mais gostei é que lá vi casas com personalidade, com VIDA!!! E isso torna-se nítido nas fotos que captam os “donos” de cada casa VIVENDO em seus espaços! Adorei!!!