Tag Archive for design de superfícies

Million Dollar Design

Million-Dollar-Design-01

O estúdio Million Dollar Design é formado por uma dupla de ilustradoras holandesas. O trabalho delas é bem interessante. Elas utilizam várias técnicas de ilustração, pintura e fotografia para criar os elementos individuais que serão usados nas padronagens. Depois utilizando os softwares de criação gráfica, elas reunem estes elementos e criam as repetições. O resultado final é bem rico!

A dupla também é bem versátil, suas estampas aparecem em diferentes superfícies: almofadas, tecidos, papéis de parede, móveis, skins para eletrônicos, além de editoriais de revistas e websites. Na sua loja on-line, dá para dar uma conferida nos produtos, parte deles é produzida em parceria com outras empresas, como a Spoonflower, que faz impressão digital em tecidos.

Seu trabalho mais recente foi repaginar os vagôes do metro em Amsterdam. Para isso, elas adesivaram as superfícies internas com imagens de um fundo do mar cheio de “criaturas” imaginárias! Muito legal!

Million-Dollar-Design-17

 Vejam mais um pouquinho do trabalho desta dupla super criativa!

 

Imagens: divulgação

Genevieve Bennett

Me encantei  pelo trabalho da artista londrina, Genevieve Bennett ,pela dualidade de criar padronagens complexas em uma superfície “dura” como o couro natural. Com técnicas de gravação em alto relevo e corte a laser, a artista produz painéis modulares (30x30cm) utilizados como revestimento de paredes e pisos, cabeceiras de cama e mobiliário.

As padronagens  geométricas dão um efeito tridimensional aos painéis e suas texturas convidam ao toque. A coleção de painéis pode ser produzida em 12 diferentes padronagens e 26 cores exclusivas de couro natural tingido. Esta coleção pode ser personalizada pelo cliente, que escolhe o design, tamanho e cor dos painéis.

 

 A artista também desenvolve um trabalho mais autoral, com painéis de dimensões maiores onde a matéria-prima (couro) é cortada e esculpida à mão. São desenhos mais orgânicos, verdadeiras obras de arte.

 Vi aqui e aqui.

Imagens: divulgação

Catalina Estrada

Pássaros e flores são característicos nos desenhos da ilustradora Catalina Estrada. Tais elementos da natureza são parte importante de suas memórias da infância em Medellín, na Colômbia onde nasceu e cresceu. Seu rico universo imaginário serve de inspiração para criação de estampas multicoloridas com cenas vibrantes inspiradas no mundo da fantasia e dos contos de fadas.

Vivendo há alguns anos em Barcelona, a artista trilhou seu caminho como designer de superfícies. Hoje suas ilustrações aparecem nas mais diversas áreas e produtos. Já colaborou com grandes marcas como Levi’s, Paul Smith, Zara e Coca Cola; desenhou algumas capas para livros do escritor Paulo Coellho; desenvolve padronagens para roupas de cama, guarda-chuvas, malas, cadernos e até fez uma parceria com a Mercedes Benz, no lançamento de uma coleção personalizada do carro Smart.
 

Por aqui, já conhecia o seu trabalho de desenvolvimento de estampas para as coleções de moda da grife Anunciação, cuja marca registrada é exatamente o uso de tecidos estampados.

Entre os últimos trabalhos, destaque para a coleção de papéis de parede para a marca espanhola Coordonné. Um show!

Fotos: divulgação

Fitas adesivas japonesas

As padronagens podem aparecer nas mais diversas superfícies. Na área de papelaria, por exemplo, existe sempre um trabalho de design de superfícies para criar as estampas de papéis de presente, embalagens e fitas. E não é que as estampas foram parar nas fitas adesivas?

As fitas adesivas são produzidas no Japão com o tradicional papel de arroz (washi) e com uma variedade imensa de cores e estampas.

Existem algumas lojas online, inclusive, que comercializam kits com 04 ou 05 bobinas de “washi tape” dentro de uma mesma cartela de cores ou com um mix variado de estampas!

Acredito que estas fitas foram pensadas inicialmente para serem usadas no universo do scrapbooking, mas como a imaginação das pessoas não pára, nesse mundo virtual, vivo achando as famosas fitinhas japonesas coladas em objetos decorativos, em gadgets (celulares e tablets), embalagens de presentes, convites de casamento entre outros lugares.

Numa feira realizada no Japão, um dos principais fornecedores destas fitas adesivas montou uma instalação onde uma casa foi toda adesivada com as mais diversas cores e estampas. Amei!

Onde encontrar as fitas: Cute Tape, Happy Tape, MT-Masking Tape e outras lojinhas no Etsy.

Imagens: reprodução

Ferm Living

Quando a designer dinamarquesa Trine Andersen abriu sua agência de design gráfico em 2005 nunca imaginaria que um dia ela se transformaria numa pequena fábrica de produtos para decoração de interiores. 

O primeiro insight veio quando Andersen resolveu redecorar a sua casa usando papéis de parede que ela procurava em casas de segunda-mão e também em lojas especializadas. Quando encontrava alguma estampa incrível, era sempre com preço elevado. Foi aí que ela resolveu usar suas habilidades gráficas para produzir estampas e padronagens para compor papéis de parede, adesivos e peças decorativas. 

A ideia cresceu e a agência acabou se transformando na “Ferm Living”, que hoje vai além das estampas gráficas e produz também itens para cozinha e uma linha para crianças. Baseada em Copenhagen, hoje a marca possui também lojas virtuais nos Estados Unidos e Austrália, entre outros países. 

Adoro em especial a combinação de cores das estampas e objetos, com uma influência do design escandinavo! Além disso, é muito legal o fato de lançarem coleções coordenadas, onde a mesma estampa e cartela de cores se repete no papel de parede, almofada, louças e acessórios. 

Vejam mais imagens da última coleção… 

Happy Valentine’s Day!

Já que hoje é o Valentine’s Day, nada como uma notinha fofa!!!

Quem quiser dar uma volta romântica no Dia dos Namorados e vive em Londres, Manchester ou Birmingham, melhor ficar de olho em um táxi de Marc Jacobs.

Entre 17:00h e 23:00h de hoje (14 de fevereiro) eles estarão oferecendo corridas gratuitas para todos, cortesia das fragrâncias de Marc Jacobs, Daisy e Lola.

É uma idéia fantástica – um gesto romântico e uma jogada de grande publicidade!

Taxi com estilo!!!!

Fotos: Reprodução

Mini Cooper + The Cool Hunter

Para quem não sabe, o The Cool Hunter é um excelente site que, como o nome sugere, é feito por caçadores de coisas legais e de novidades sobre as mais diferentes áreas! No fim do ano passado, o site completou 6 anos de existência e para comemorar criou um concurso em que os designers teriam que criar estampas para “vestir” os mini coopers! Sim, o The Cool Hunter conseguiu deixar o mais charmoso dos carros mais bacana ainda!

Aparentemente, os chamados car wraps serão comercializados ainda no ano de 2011 e o designer brasileiro Fernando Volken Togni está entre os 25 designers que tiveram sua idéia de customização selecionada, esta aqui:

Alguns dos outros trabalhos selecionados foram estes:

Super cool!

Fotos daqui!

It

Outro dia me deparei com as fotos do projeto do It Bistrô, um restaurante de Recife, que fica dentro da loja multimarcas Dona Santa | Santo Homem. O projeto tem a assinatura da dupla de arquitetos Santos&Santos e conta também com a colaboração do pessoal do Mooz, escritório de design e ilustração de Recife, que desenhou a ilustração do teto e foi responsável também pela identidade visual do lugar.

A proposta é super diferenciada: a mesa comunitária listrada (a única!) é o ponto focal do restaurante e o mix de padronagens em preto e branco dá um ar diferente e moderno! Ainda não descobri se é pintura automotiva ou adesivo mas ficou demais, né?

Realmente é it!

Fotos: do Mooz e daqui

Nosso trabalho: paisagem

Esta clínica, cujo projeto de interiores foi desenvolvido por nós, se organiza da seguinte forma: de um lado o salão com os aparelhos de pilates e gyrotonic e do outro três consultórios.  No projeto, especificamos divisórias em fórmica cinza para delimitar a área dos consultórios e em seguida surgiu a idéia de criar um grande painel de adesivo na face voltada para o salão.


Desenvolvemos o adesivo a partir de fotos de cerejeiras floridas, tiradas pela Beatriz, uma das sócias da clínica, no condomínio Morro do Chapéu. Apesar do painel estar dividido em cinco partes, fizemos uma colagem de várias fotos com a intenção de criar uma imagem contínua. Trabalhamos também os gradientes de cor para dar uma idéia de profundidade e como a impressão foi feita em vinil transparente, a cor cinza da divisória contribuiu para gerar uma ambientação de dia nublado! Lindo!

As cerejeiras remetem à natureza, contribuindo para criar uma atmosfera de relaxamento e bem estar!

Clínica de Pilates, Gyrotonic, Mckenzie, TCC, Shiatsu e Homeopatia
Dra. Beatriz Horta Neves, Laiza Figueiredo Brito e Débora Bezerra Guerra
Rua Jornalista Djalma Andrade, 46/503 – Belvedere
Tel: (31) 3286-1343

Shaw Contract Group

O designer de superfícies tem um amplo mercado de atuação e um dos campos onde se vê uma crescente demanda é o desenvolvimento de padronagens  para carpetes comerciais e residenciais.

O Shaw Contract Group é líder global no mercado de tapetes sem costura e placas de carpete. Com uma ótima compreensão dos segmentos individuais de mercado, a empresa tem a capacidade de ultrapassar discretamente as fronteiras para projetar e fornecer soluções de pisos inovadoras e ecologicamente corretas para atender às exigências de seus clientes nos setores corporativos, governamentais, de saúde, educação, prestação de serviços, hospitalidade e varejo.

Fotos: Hogeschool, Holanda (carpetes em placas da Shaw Contract)

Eles investem pesado em pesquisa, tecnologia e design: “Acreditamos que o design conecta nosso negócio ao mundo. Analisamos o design de todos os ângulos e o entrelaçamos na forma como vemos o carpete — da concepção à produção, passando pela instalação, o design é a resposta. Ele permeia tudo o que fazemos e fica evidente em nossos carpetes.”

As coleções, lançadas anualmente nas principais feiras do setor, são criadas após um minucioso trabalho de pesquisa de tendências e conceitos, realizado pelos estúdios da própria empresa ou por designers de superfícies convidados.

Vejam algumas coleções…

No Rules

Modern Glamour

Urban Reflections

Dressed to Kill

Homage

18×36

Social

Fotos: Divulgação